quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Catedral de Santa Maria da Sé - Sevilha - Espanha



A Catedral de Santa Maria da Sé é a catedral da cidade de Sevilha, na Andaluzia. 

É tida como a maior catedral gótica e terceira maior igreja cristã em todo o mundo: só São Paulo, em Londres, e São Pedro, no Vaticano, são maiores do que ela.

A sua construção começou em 1402 e continuou pelo século XVI. A nave central tem 42 metros de altura.

Construída exactamente no mesmo local onde durante muitos séculos ficava a mesquita de Almohad, a catedral foi construída para mostrar ao mundo a força e a riqueza de Sevilha. Durante o planeamento da obra, um membro do capitulo disse: “Faremos uma igreja tão grande e tão rica que aqueles que a virem pensarão que éramos loucos”.

Inspirados por esse objectivo, os diáconos de Sevilha renunciaram a tudo, menos ao mínimo para sobreviverem. A catedral levou um século para ficar pronta, o que parece muito pouco diante do seu tamanho, e da riqueza dos detalhes interiores e exteriores.

O imenso interior da catedral, com a nave central e quatro naves laterais, é ricamente decorado em ouro, o que a torna diferente de outras catedrais góticas, que chamam a atenção justamente pela elegante simplicidade do seu estilo.

Mas a Catedral de Sevilha, ao mesmo tempo que é exuberante, mantém a elegância.

A decoração exageradamente rica ficou contida nos altares laterais e a nave central foi deixada livre, não fosse pelo coro em madeira entalhada que ocupa quase todo o centro e separa o corpo principal da igreja do seu altar mor.

Esse é um capítulo à parte. É o maior e mais rico retábulo de toda a cristandade, obra de toda uma vida do escultor flamengo Pierre Dancart. Ele esculpiu em madeira 45 cenas da vida de Cristo, que foram recobertas em ouro. A sua beleza é de extasiar.

HÉLDER GONÇALVES

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...